Na manhã desta terça-feira (9), familiares de detentos do Conjunto Penal de Itabuna (CPI) realizaram um protesto que bloqueou um trecho da BR-415, a saída de Itabuna em direção a Ibicaraí. Os manifestantes denunciaram abusos supostamente cometidos pela direção do presídio e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Segundo os participantes da manifestação, as visitas estão sendo suspensas de forma arbitrária, além de que alimentos e roupas destinados aos presos estariam sendo descartados. Eles também acusam o Grupo Especial de Operações Prisionais (GEOP) de usar spray de pimenta, bombas e balas de borracha, mesmo sem a ocorrência de motins na unidade.
Até por volta das 13h, o protesto continuava, mantendo a BR-415 bloqueada em ambos os sentidos, e a BR-101 foi interditada duas vezes. Os manifestantes ameaçaram interditar outros pontos de acesso à cidade ao longo do dia ou nos próximos dias. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ainda não se manifestou sobre as denúncias.
a cidade teve vários pontos de incêndios provocados com a queima de pneus
