Um ciclone extratropical que se formou na região Sul do Brasil causou a morte de pelo menos cinco pessoas no Paraná na madrugada deste sábado (8). As áreas mais atingidas incluem o oeste, sudoeste e centro-sul do estado.
Na tarde de sexta-feira (7), um tornado foi registrado em Rio Bonito do Iguaçu, resultando na morte de quatro indivíduos. As vítimas são dois homens, de 49 e 57 anos, uma mulher de 47 anos e uma adolescente de 14 anos. A quinta morte ocorreu na zona rural de Guarapuava, onde um homem de 60 anos perdeu a vida.
De acordo com o governo de Ratinho Junior (PSD), mais de 400 pessoas necessitaram de assistência dos bombeiros ou de atendimento médico em Rio Bonito do Iguaçu e áreas adjacentes, sendo que nove delas estão em estado grave. Além disso, duas pessoas continuam desaparecidas.
O Corpo de Bombeiros informou que municípios vizinhos, como Laranjeiras do Sul, a cerca de 17 quilômetros de Rio Bonito do Iguaçu, estão prestando suporte às vítimas. Suspeita-se que mais pessoas possam estar enterradas sob escombros.
Conforme dados preliminares da Defesa Civil, metade da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi severamente danificada, com tombamento de veículos, quedas de árvores e postes, destelhamentos e danos em muros e casas de alvenaria. A infraestrutura viária da cidade também foi comprometida. Segundo o último censo do IBGE, Rio Bonito do Iguaçu tem uma população de cerca de 14 mil habitantes.
